Secretaria Especial do Esporte abre inscrições para o Bolsa Atleta
A Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania abriu hoje as inscrições para o pleito 2022 do Bolsa Atleta, um dos maiores programas de patrocínio individual de atletas do mundo. As inscrições são apenas por meio digital e vão até o dia 18 de fevereiro.
O Bolsa Atleta concede o benefício em cinco diferentes categorias (além da Pódio, principal categoria, que tem edital separado): Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica, com valores mensais que variam de R$ 370 a R$ 3.100. Cada uma delas tem pré-requisitos, como ter no mínimo 14 anos de idade, estar vinculado a um clube e filiado a uma confederação, além de ter obtido resultado em uma competição indicada pela respectiva confederação.
Eventos elegíveis da Escalada Esportiva
No final de 2021 a ABEE informou à Secretaria os eventos realizados no ano, indicando quais provas alcançaram os níveis de elegibilidade para a concessão do benefício: no mínimo 5 estados representados. Para o pleito 2022 ficam, portanto, elegíveis para o Bolsa Atleta Nacional os 3 primeiros lugares nas seguintes provas/categorias:
- Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva 2021, categoria Principal, Masculino e Feminino, prova Boulder;
- Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva 2021, categoria Principal, Masculino, prova Velocidade;
- Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva 2021, categoria Principal, Masculino e Feminino, prova Guiada;
- Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva 2021, categoria Principal, Masculino e Feminino, Ranking Combinado;
- Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva Juvenil 2021, categoria Sub-18 (Juvenil A), Masculino, prova Boulder;
- Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva Juvenil 2021, categoria Sub-18 (Juvenil A), Masculino, prova Guiada;
- Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva Juvenil 2021, categoria Sub-20, Masculino e Feminino, Ranking Combinado Geral.
Além destas provas, também será elegível para o pleito a prova de Velocidade na categoria Principal Feminino, por ser uma prova olímpica em desenvolvimento, justificando assim o menor número de estados representados.
Os atletas que tiverem obtido até o terceiro lugar em qualquer das provas acima, devem proceder com a sua inscrição pelo site do bolsa atleta, onde também estão listados todos os documentos necessários.