Rodrigo Hanada e Anja Köhler conquistam o título no Brasileiro de Boulder
No último fim de semana, o Parque Olímpico do Cajuru, sede do Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva, foi palco do terceiro e último evento do Campeonato Brasileiro de Escalada na categoria Principal. A competição, realizada nos dias 19 e 20, reuniu os melhores atletas do país, desta vez na modalidade Boulder, em mais uma colaboração com a MCS Marketing Consulting Sports na organização.
Foi mais um evento emocionante, com 51 atletas de diversos estados se esforçando ao máximo em busca de uma vaga na final e, claro, de um lugar no pódio.
Etapa de Boulder repete campeões da Guiada
No dia 19, aconteceram as qualificatórias do Boulder. Com previsão de chuva para o dia, as qualificatórias foram transferidas para a parede interna do CT, onde puderam acontecer sem contratempos.
No masculino, 20 atletas se classificaram para a semifinal, enquanto no feminino, 6 atletas avançaram diretamente para a final.
No domingo (20/10) de manhã, os atletas masculinos retornaram ao CT para a semifinal, onde disputaram as vagas para a grande final. Apesar da chuva no sábado, a previsão para domingo permitiu que as disputas acontecessem nas paredes externas do CT.
Representando o estado de Minas Gerais, Davi Peres liderou o grupo com 4 tops, seguido pelos atletas Felipe Ho (SP), Pedro Avelar (MG), o atleta da casa Luís Guilherme e o campeão brasileiro de Boulder em 2023, Rodrigo Hanada (SP). Todos alcançaram 4 Tops no total. Samuel Silva (SP) garantiu a última vaga da final com 3 Tops, completando a lista dos finalistas.
À tarde, foi a vez das atletas femininas retornarem ao CT para a grande final. A disputa começou acirrada para as competidoras Amanda Criscuoli (RS), Mariana Hanggi (PR), Laura Timo (MG) e Anja Köhler, que conseguiram fazer top no primeiro boulder. No segundo boulder, Anja e Laura mantiveram a liderança, e assim foram até o último boulder, onde Laura conseguiu pontuar na agarra Zona, mas não fez Top, facilitando a decisão para a atleta de dupla nacionalidade. Anja, que precisava apenas dominar a agarra zona, superou o boulder com maestria, garantindo não apenas o Top, mas também o título de Campeã Brasileira de Boulder na categoria Principal de 2024. O terceiro lugar foi conquistado pela atleta da casa, Mariana Hanggi, que, no fim de semana anterior, já havia garantido a prata na modalidade Guiada.
No início da noite, foi a vez da final masculina. O primeiro boulder da rodada recebeu Top de todos os atletas. No segundo boulder, o pódio começou a tomar forma, com apenas 3 atletas conseguindo o Top. Neste boulder, apenas o mineiro Davi Peres (MG) conseguiu a pontuação na primeira tentativa. No terceiro boulder, Rodrigo Hanada (SP) conseguiu o Top na primeira tentativa, assumindo a liderança. Samuel Silva também fez o top em uma tentativa, enquanto Davi Peres, que também alcançou Top, precisou de 6 tentativas. No quarto boulder, mais um Top em apenas uma tentativa garantiu a vitória e o tricampeonato de Boulder para Rodrigo Hanada. Samuel Silva, que já havia conseguido o Top em quatro tentativas, mesmo após machucar o dedo de maneira preocupante, aguardava apenas o último atleta a competir, Davi Peres, para definir sua posição exata no pódio. Davi Peres (MG) entrou em cena e completou o quarto boulder em menos tentativas que Samuel, garantindo assim o segundo lugar.
Nas finais do Campeonato Brasileiro de Boulder, os atletas Rodrigo Hanada e Anja Köhler repetiram o feito de 2020, quando os mesmos campeões se destacaram nas categorias Guiada e Boulder, com Felipe Ho e Thais Makino. Para Hanada, essa foi a terceira vitória consecutiva na modalidade, enquanto Anja conquistou seu segundo título de Boulder desde que começou a competir no Brasileiro em 2022, quando também venceu em ambas as categorias.
As disputas das finais, que começaram com a categoria feminina no período da tarde e continuaram à noite com a final masculina, contaram com transmissão ao vivo no Canal Olímpico do Brasil.