Paraescalada entrega campeões e momentos marcantes no Brasileiro de Escalada 2026

Mais um recorde de participantes no Campeonato Brasileiro de Paraescalada 2026. | Foto: Aline Machado/CBEscalada
O Campeonato Brasileiro de Paraescalada 2026 teve início nesta segunda-feira no Centro de Treinamento Olímpico de Escalada, no Parque Olímpico do Cajuru, em Curitiba, com um primeiro dia marcado por elevado nível técnico, disputas intensas e histórias de superação que já indicam o tom da competição.
Nas rodadas classificatórias, os principais nomes da Paraescalada Nacional confirmaram o favoritismo ao assumir a liderança em suas respectivas classes. A etapa inicial evidenciou um cenário de equilíbrio e consistência, com performances decisivas desde as primeiras tentativas.
A edição de 2026 também se destaca pelo crescimento da modalidade no país. Ao todo, 37 atletas participaram da competição, mais um recorde de participação, um número que reforça a expansão da Paraescalada no Brasil, com destaque para o aumento da participação feminina e o fortalecimento de um ambiente cada vez mais inclusivo dentro da escalada esportiva.
Entre as mulheres, atletas já consolidadas voltaram a se destacar. A paranaense Roberta de Paula conquistou mais um título na classe B1, enquanto Lívea Rodrigues (SP) manteve sua hegemonia na B2. Na classe RP3, Marina Dias, atual Campeã Mundial, liderou sua categoria com autoridade, reafirmando sua posição como uma das principais referências da modalidade mundial.

Lívea Rodrigues (SP) defendeu seu título e voltou ao topo do pódio, conquistando novamente o 1º lugar na Classe B2. | Foto: Aline Machado/CBEscalada
No masculino, o alto nível técnico também marcou as disputas. O vice-campeão mundial Eduardo M. Schaus (PR) apresentou uma atuação consistente, com 2 Tops e garantiu o título na classe AU2. Já na AU3, a disputa foi uma das mais equilibradas do dia, com Leonardo Vilha (PR) e Wallace Brescrovaine (PR) encerrando a competição empatados e dividindo o lugar mais alto do pódio.
Final inédita encerra Campeonato Brasileiro de Paraescalada
O feriado desta terça-feira (21/04) marcou não apenas o encerramento das disputas da Paraescalada, mas também o fim do primeiro evento do Campeonato Brasileiro de Escalada 2026. A programação decisiva contou com as finais da Classe B1 Masculina e com a inédita final da classe AL2 Feminina, que fez sua estreia na competição.
No masculino, na classe B1, os atletas da casa voltaram a se destacar. Robson Vedan Mendes e Allan Lopes Pereira garantiram a dobradinha no pódio para o Paraná, mantendo as posições obtidas na fase classificatória, mas invertendo a ordem da edição anterior. Robson ficou com o título, seguido por Allan. Na sequência, o estreante na classe, José Luiz Maia (SP) assegurou a terceira colocação.
Já na participação inédita da classe AL2 Feminina, o favoritismo construído nas classificatórias se confirmou na final. Na rodada realizada na segunda-feira (20/04), a mineira Agatha avançou com a melhor marca, demonstrando muita determinação logo em sua estreia. Na decisão, foi a última atleta a entrar em ação e alcançou a agarra 17+, assumindo a liderança e tornando-se a primeira campeã da história de sua classe no Campeonato Brasileiro de Paraescalada.
Além dos nomes já consolidados, o campeonato também foi marcado pela presença de novos talentos, que dividiram a parede com atletas experientes e reforçaram o cenário de renovação da modalidade. O aumento no número de participantes em diferentes classes evidencia o desenvolvimento contínuo da Paraescalada no país.
Confira abaixo os resultados em todas as categorias:
Pódios Femininos
AL2 Fem – Agatha Vitoria Siqueira – MG
AL2 Fem – Julia de Almeida Pistarini – SC
AL2 Fem – Lucilia Aparecida dos Santos – SP
RP2 Fem – Claudete Aparecida – SP
RP3 Fem – Marina Dias – SP
B1 Fem – Roberta de Paula – PR
B2 Fem – Lívea Rodrigues – SP
B2 Fem – Larissa Rossi – DF
B2 Fem – Ketyla Teodoro – SP
Pódios Masculinos
AL1 Masc – Kauê de Morais – SP
AL2 Masc – Luciano Frazão – DF
AL2 Masc – Gustavo Santos – SC
AL2 Masc – Michael Santana dos Santos – SP
AU2 Masc – Eduardo M. Schaus – PR
AU2 Masc – Vitório Pomi Felix – GO
AU3 Masc – Leonardo Vilha – PR
AU3 Masc – Wallace Brescrovaine – PR
AU3 Masc – Pedro Angerame – SP
B1 Masc – Robson Mendes – PR
B1 Masc – Allan Pereira – PR
B1 Masc – José Luiz Maia (SP)
RP1 Masc – Lucas D’elly – SC
RP1 Masc – Fábio Bordignon – RJ
RP1 Masc – Daniel Gonçalves – RJ
RP2 Masc – Matheus Bonamigo – PR
RP3 Masc – Igor Mesquita – RJ
RP3 Masc – Luiz Domingues – SP
RP3 Masc – Arthur Vidal – MG





