Lista de oficiais IFSC 2024 tem 3 brasileiros
Mais um passo importante para a Escalada Esportiva brasileira no cenário mundial! A lista de oficiais IFSC 2024 foi divulgada e nela constam 3 nomes brasileiros atuantes no país. Os oficiais foram o Árbitro Chefe da ABEE, Neudson Aquino (CE), aprovado como Árbitro IFSC Nível 1, e os routesetters Thaís Makino (SP) e Marcelo Balestero (SP), aprovados como Routesetter IFSC Nível 1 e Nível 2, respectivamente. As posições garantem aos novos oficiais a possibilidade de atuar em eventos a nível continental, como Campeonatos Panamericanos e Copas Continentais.
Não é a primeira vez que brasileiros fazem parte dos quadros de oficiais IFSC, mas é a primeira vez que uma routesetter brasileira e um árbitro brasileiro entram para esta seleta lista.
Mais diversidade na lista de oficiais IFSC
Como parte de um processo de aprimoramento e em busca de maior diversidade de gênero e geográfica, a IFSC vem oferecendo às federações nacionais uma variedade de programas de capacitação e desenvolvimento, abrindo oportunidades para que os oficiais de países ainda não representados no grupo ganhem experiência em competições internacionais.
No continente sul-americano, como parte do projeto de desenvolvimento da IFSC junto as federações nacionais, foi primeiro realizada a Clínica de Routesetters em Ibarra, Equador, em dezembro de 2022, com o propósito de fornecer aos routesetters de cada país ferramentas e habilidades para oferecer um suporte mais eficaz às suas equipes nacionais, elevando o padrão do setting de competições no continente. Neste participaram Thais Makino e Marcelo Balestero, que foram posteriormente indicados pela ABEE para serem considerados para os quadros da IFSC.
Em abril de 2023, ocorreu o piloto do Curso de Árbitros Nível 1, realizado em parceria com a Federação de Andinismo do Chile (FEACH), focando na formação de árbitros no continente e na expectativa de futuras indicações para novos nomes ao quadro de árbitros IFSC. Neudson Aquino foi o indicado ABEE para participar, tendo sido aprovado nos testes teóricos e de inglês e considerado apto para a avaliação prática.
A IFSC vem buscando revisar a sua estrutura de modo a aumentar os esforços para capacitar e desenvolver pólos menos desenvolvidos, propondo também a revisão das trajetórias de progressão de carreira dos oficiais, compreendendo um novo quadro educacional. E com isso, diversificar mais ainda o grupo de Oficiais, incluindo mais mulheres e uma melhor representação continental. Para o continente sul-americano, esse processo de aprimoramento está apenas começando e já trouxe mudanças. Thaís Makino como a primeira mulher oficial de setting IFSC do Brasil e Neudson Aquino, como o primeiro oficial de arbitragem IFSC do país. Lembrando que, as carreiras nacionais fazem parte da mesma lógica e são a porta de entrada para a carreira internacional.
Quem sabe no futuro não veremos mais nomes brasileiros nessa lista?