Copa Brasil de Escalada chega ao seu terceiro ano repleta de novidades
Vai começar mais uma temporada de competições e com ela mais uma edição da Copa Brasil de Escalada, circuito criado pela ABEE em 2022 para complementar o calendário nacional e estimular os certames regionais/estaduais.
Chegando em 2024 no seu terceiro ano, a Copa Brasil de Escalada se solidificou, atraindo os melhores atletas do país, agora ganha mais peso e importância, com novidades que prometem levar o circuito a um nível de maturidade ainda maior. Serão 5 etapas no total, sendo 4 de Boulder e 1 de Guiada, incluída no circuito pela primeira vez.
Guiada entra para a Copa Brasil de Escalada
Uma das grandes novidades do ano é a introdução de uma etapa de Guiada. Apesar de ainda não formar um circuito completo, com pelo menos 3 etapas, a presença da modalidade é de grande importância para estimular os atletas e os ginásios parceiros, criando a oportunidade para mais eventos no futuro.
Um ponto importante com a entrada da guiada na Copa Brasil de Escalada, é que agora haverá dois eventos da modalidade no ano, válidos para o Ranking Brasileiro Boulder & Guiada, fazendo com que agora cada atleta possa somar até duas pontuações em cada modalidade, diminuindo o peso do Campeonato Brasileiro aumentando assim, a competitividade pelas tão sonhadas vagas na Seleção Brasileira de Escalada.
O evento de guiada acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro, no Ginásio Casa de Pedra em Perdizes.
Categorias juvenis ganham ranking separado
Outra mudança importante para a Copa Brasil de Escalada 2024 é a criação do Ranking Juvenil do circuito. Até o ano passado existia apenas o ranking da categoria Principal, para atletas a partir dos 14 anos e exigindo a filiação na categoria mais alta.
Este ano, será calculado separadamente o ranking das categorias Sub-20 Geral (entre 14 e 19 anos) e da categoria Sub-14. As pontuações equivalentes destes rankings irão somar para o Ranking Brasileiro Juvenil, aumentando a competitividade pelas vagas da Seleção Juvenil.
Novo modelo de disputa na fase qualificatória de Boulder
Este ano, após discussões com a comissão de atletas e os ginásios sede da temporada 2023, foi oficializada a mudança do modelo de disputa para a fase qualificatória da Copa Brasil de Escalada na modalidade Boulder.
O novo modelo visa padronizar ainda mais as etapas em termos de regulamento e pontuação, além de aproximar as disputas do sistema utilizado no brasileiro e nos eventos internacionais.
O Boulder Jam, modelo de competição utilizado por confederações nacionais na Europa, como Itália e Portugal, combina o andamento de uma competição no modelo festival, com o sistema de pontuação das competições oficiais IFSC. Em resumo, os atletas continuarão tendo um tempo fixo de fase, entre 2 e 3 horas, para escalar os boulders montados para a sua categoria, na ordem que desejarem, quantas vezes quiserem. A diferença é que o número de boulders para cada categoria será fixo (8 boulders), com todos valendo para a pontuação final do atleta. O score segue o mesmo esquema das competições oficiais IFSC: número de Tops, número de Zonas, número de tentativas para Top e número de tentativas para Zona.
Uma das grandes vantagens do novo modelo será a possibilidade de rodar toda a competição da Copa Brasil de Boulder dentro do sistema de resultados da Vertical Life, adquirido pela ABEE em 2022. Será possível também, calcular o ranking da Copa Brasil – e dos estaduais – automaticamente ao final de cada etapa, garantindo mais agilidade na apuração e mais precisão no cálculo.
O modelo também irá possibilitar que mais atletas tenham contato com o sistema de pontuação oficial, permitindo mais oportunidades de treinamento e certificação para a arbitragem, até então limitadas às finais da Copa Brasil e aos eventos do Campeonato Brasileiro.
Mais peso para o Ranking Brasileiro
Também em conversas com a comissão de atletas, a área técnica da ABEE resolveu aumentar o peso da pontuação da Copa Brasil de Escalada para o Ranking Brasileiro de Escalada. Em 2023 a pontuação de cada etapa do circuito equivalia a 50% da pontuação adquirida no Campeonato Brasileiro. Para 2024 esse fator foi ampliado para 60%, levando a pontuação do 1º lugar de uma etapa da Copa Brasil de 100 para 120, aumentando a competitividade no ranking.
O aumento do peso da Copa Brasil, combinado com o aumento do número de pontuações de cada modalidade somadas para o ranking final, deve fazer do Ranking Brasileiro de Escalada 2024 o mais disputado de todos os tempos!