Comunicado | Atualização calendário de eventos do primeiro semestre de 2020
Com o avanço do surto do covid-19 no Brasil, hoje atingindo o total de mais de 4000 casos e 136 mortes (acumulado de 31/03), a previsão de pico de casos para meados de Maio/Junho, e em consonância com as demais entidades esportivas do país e do mundo, a ABEE acha mais prudente neste momento cancelar ou adiar todas as datas de competição para o primeiro semestre. Sendo assim:
- A 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Boulder e Velocidade, que aconteceria em São Paulo de 24 a 26 de Abril, está adiada e prevista para ocorrer no segundo semestre (estimativa entre julho e agosto).
- A 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Boulder, que aconteceria no Rio de Janeiro, de 23 a 24 de Maio, está cancelada. Os rankings Brasileiros de Boulder, Dificuldade e Velocidade serão em etapa única.
- A Etapa do Campeonato Brasileiro de Boulder Juvenil, que aconteceria em São Bento do Sapucaí, de 27 a 28 de Junho, está cancelada. O campeonato Brasileiro de Boulder juvenil ocorrerá no ginásio evolução- RJ também no segundo semestre (previsão de ocorrer no mês de setembro).
Tendo em vista a alteração das datas do primeiro semestre, o restante do calendário está sendo reorganizado, com possíveis alterações de locais e datas. Em resumo, o calendário do Campeonato Brasileiro de Escalada adaptado no momento ficará da seguinte forma:
Evento 1: Etapa única de Boulder e Velocidade na Casa de Pedra – data a definir (previsão de definição até 30 de abril), com estimativa para final de julho ou final de agosto e cancelamento da etapa de Boulder da categoria principal na evolução em maio ).
Evento 2: Etapa única de Boulder Juvenil na Evolução – RJ (com recursos já aprovados que estavam direcionados para a etapa 1 principal)
Evento 3: Etapa única Juvenil de Dificuldade na Via Aventura- Curitiba
Evento 4: Etapa única de Dificuldade – Casa de Pedra – SP ou Campo Base – PR (a confirmar)
A recomendação da ABEE para as entidades vinculadas que tem etapas dos seus regionais/estaduais neste primeiro semestre é de que também cancelem ou adiem os eventos e aguardem o encaminhamento das medidas de enfrentamento ao alastramento do vírus, e que, se possível, procurem a diretoria para discutir as melhores datas em vista a construir um calendário mais coeso e organizado para o segundo semestre de 2020.