Cesar Grosso é o atleta do ano da Escalada
Na última sexta-feira, dia 01, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), divulgou os concorrentes ao troféu Atleta do Ano, do Prêmio Brasil Olímpico, e também a lista dos Atletas do Ano de cada modalidade. Concorrendo ao troféu, que premia o melhor atleta entre todas as modalidades, estão Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Beatriz Ferreira (boxe) e Nathalie Moellhausen (esgrima) no feminino, e Arthur Nory (ginástica), Gabriel Medina (surfe) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade). Neste ano o Atleta do Ano da Escalada foi o paulista Cesar Grosso.
A cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico acontece no dia 10 de Dezembro e celebrará os 21 anos do premiação, além de fazer uma homenagem aos medalhistas da melhor campanha do Brasil em Jogos Pan-Americanos. “Todos os 260 atletas que conquistaram nossas 169 medalhas na competição receberão uma homenagem especial“, disse Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB.
Além da premiação dos melhores do ano de 2019, a festa irá homenagear 6 ídolos do esporte nacional, que terão seus nomes adicionados no Hall da Fama do COB. São eles: Joaquim Cruz, campeão olímpico dos 800m em Los Angeles 1984 e prata em Seul 1988; Magic Paula, campeã mundial de basquete em 1994 e prata nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996; e os já falecidos Guilherme Paraense, atirador, primeiro campeão olímpico do país na história dos Jogos Olímpicos, em Antuérpia 1920; João do Pulo, bronze olímpico no salto triplo em Montreal 1976 e Moscou 1980; Maria Lenk, nadadora, primeira mulher sul-americana a disputar os Jogos Olímpicos, em Los Angeles 1932; e Sylvio Magalhães Padilha, primeiro sul-americano a disputar uma final olímpica no atletismo, nos 400m com barreiras, em Berlim 1936.
Atleta do Ano da Escalada
O paulista Cesar Grosso foi escolhido por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, ex-atletas e personalidades do esporte, como o melhor atleta da escalada no ano de 2019. Cesinha foi um dos indicados da ABEE para o prêmio e foi escolhido pelos seus resultados e conquistas durante os últimos 12 meses, que englobam o 5º lugar Combinado no último Pan Americano de Escalada, em Guayaquil no Equador, e por ser o detentor do Recorde Brasileiro de Velocidade com o tempo de 7,14 segundos, conseguido durante a Copa do Mundo de Villars esse ano.
Desde que a Escalada Esportiva se tornou esporte olímpico e tem participado da premiação, dois outros atletas já receberam o prêmio de Melhor Atleta do Ano: Felipe Ho em 2017 e Thais Makino em 2018.