CBEscalada irá receber o reconhecimento do Comitê Paralímpico Brasileiro
O Diretor Institucional da CBEscalada, Raphael Nishimura, reuniu-se nesta terça-feira (24/09) com o Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) Mizael Conrado e o Diretor de Esportes de Alto Rendimento Jonas Freire, no Centro de Treinamento do CPB. O encontro abordou o suporte do CPB para a Paraescalada em 2025, agora que a modalidade está confirmada nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. O resultado não poderia ser mais animador, abrindo perspectivas promissoras para o desenvolvimento da Paraescalada no Brasil.!
Segundo Raphael Nishimura, o reconhecimento da CBEscalada pelo CPB está garantido. Com este reconhecimento vem também o suporte integral do comitê para a modalidade. Embora os valores não tenham sido definidos, é certo que, a partir de 2025, a Paraescalada poderá contar com recursos exclusivos, repassados pelo CPB, de forma semelhante ao que acontece atualmente com o COB para as modalidades olímpicas.
Com esses recursos, finalmente será possível concretizar vários projetos dedicados à Paraescalada no país. Isso inclui enviar atletas para as competições internacionais com suporte total, garantir a manutenção de atletas para os membros da seleção brasileira de paraescalada, assim como ter uma equipe de profissionais dedicada à modalidade.
Durante a conversa, também foi discutida a construção de uma parede de escalada nas dependências do Centro de Treinamento do CPB, um espaço que seria utilizado na introdução e treinamento de novos paratletas interessados na modalidade.
“É mais um marco para a CBEscalada! Para mim, que já representei o Brasil em competições internacionais de Paraescalada, sempre houve o desejo de fomentar ainda mais a modalidade no país. Sempre foi difícil devido à impossibilidade de direcionar recursos do COB para a modalidade, então fazíamos o que podíamos com o pouco que tínhamos disponível. Agora com essa ótima notícia vamos poder tirar do papel tudo que sonhamos a anos para a modalidade. Será uma verdadeira guinada e esperamos um grande salto no número de atletas nos próximos anos, culminando, quem sabe, com medalhas paralímpicas em Los Angeles 2028.” – comentou entusiasmado Raphael Nishimura.
Agora se inicia uma grande fase de trabalho! A equipe da CBEscalada deve apresentar ao CPB um planejamento detalhado de projetos para o ano de 2025 até dezembro. Até lá, o orçamento oficial da entidade para o próximo ano será anunciado. A expectativa é que esse orçamento seja suficiente para transformar a realidade da modalidade no país, assim como ocorreu com a escalada a partir de 2018.