Campeonato Brasileiro de Paraescalada 2025 entra para a história com recorde de participação e marco paralímpico

Recorde de participantes no Campeonato Brasileiro de Paraescalada 2025. | Foto: Aline Machado/CBEscalada
O Campeonato Brasileiro de Paraescalada 2025, realizado nos dias 8 e 9 de agosto no Centro de Treinamento de Escalada Olímpica do Parque Cajuru, teve um significado especial para os 24 atletas que competiram na competição.
Além de marcar o primeiro Brasileiro desde que a escalada se tornou oficialmente um esporte paralímpico, esta edição entrou para a história como o primeiro evento de Paraescalada válido para o programa Bolsa Atleta, representando um avanço concreto no reconhecimento e incentivo aos competidores.
O evento também precisou superar desafios logísticos. Isso porque, a chuva interrompeu as disputas na sexta-feira, logo após a conclusão da primeira passagem da maioria dos competidores. Diante das condições climáticas, a organização optou por dividir a prova em duas etapas, dessa maneira, alguns atletas completaram a segunda via ainda na sexta, enquanto outros retomaram a disputa no sábado, em decisão acordada em conjunto com todos os participantes.
Marcado por muita emoção e superação, o Campeonato Brasileiro de Paraescalada 2025 foi o maior da história em número de participantes, além de registrar o maior número de mulheres inscritas.
Nas categorias para atletas com deficiência visual, que registraram a maior participação feminina, a paranaense Roberta de Paula conquistou o ouro na categoria B1, enquanto Lívea Rodrigues foi campeã na B2. Na categoria B3, a Paraíba brilhou com uma dobradinha: Erica Souza levou o ouro e Joseane Duarte ficou com a prata.

Érica Souza (PB) e Joseane Duarte (PB) no pódio da Categoria B3 Feminino. | Foto: Aline Machado/CBEscalada
No masculino, na categoria B, os atletas da casa, Allan Lopes Pereira e Robson Vedan Mendes, também garantiram a dobradinha no pódio, seguidos pelo paraibano Marcos José, que ficou na terceira colocação.
Entre os grandes destaques do campeonato, estiveram os atletas da Seleção Brasileira, como Marina Dias, Eduardo M. Schaus e Luciano Frazão. Além disso, marcaram presença representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro, Everaldo Braz, Leonardo Maiola e Giovanni Eschenazi, reforçando a parceria e o apoio fundamental do CPB para o desenvolvimento da Paraescalada no Brasil, especialmente neste momento histórico da modalidade.

Marina Dias (SP), atleta da Seleção Brasileira de Paraescalada, comemorando mais título de Campeã Brasileira na categoria RP3. | Foto: Aline Machado
Confira abaixo os resultados em todas as categorias:
Pódios Femininos
RP3 Fem – Marina Dias – SP
B1 Fem – Roberta de Paula – PR
B2 Fem – Lívea Rodrigues – SP
B3 Fem – Erica de Souza – PB
B3 Fem – JoseaneDuarte -PB
Pódios Masculinos
AU2 Masc – Eduardo M. Schaus – PR
AU3 Masc – Leonardo Vilha – PR
AU3 Masc – Vinicius Ricci – SP
AU3 Masc – Pedro Angerame – SP
AL1 Masc – Kauê de Morais – SP
AL2 Masc – Augusto Colado – ARG
AL2 Masc – Luciano Frazão – DF
AL2 Masc – Gustavo Santos -SC
RP1 Masc – Lucas D’elly – SC
RP1 Masc – Fábio Bordignon – RJ
RP1 Masc – Daniel Gonçalves – RJ
RP1 Masc – Pedro Vieira Junior – PR
RP2 Masc – João Vitor – PB
RP3 Masc – Igor Mesquita – RJ
RP3 Masc – Luiz Domingues – SP
B1 Masc – Allan Pereira – PR
B1 Masc – Robson Mendes – PR
B1 Masc – Marcos Felipe – PB
B1 Masc – Diego de Freitas – PR