Brasil conquista 10 medalhas no Campeonato Sul Americano Juvenil

Mateus Bellotto na via da final da Guiada | Foto: Neudson Aquino/ABEE

Para entrar na história! O time juvenil brasileiro, representando o país no Campeonato Sul Americano da categoria em Santiago, no Chile, fechou sua participação no evento com cinco medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. Com o resultado, o Brasil mostrou sua força no continente e aponta para um futuro promissor a nível internacional. 

A competição contou com seis países do continente: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além do México, como convidado. Nosso time era composto por seis atletas, nas categorias Juvenil B, A e Junior. As disputas começaram no dia 8, com o Boulder, e seguiram com a Guiada, nos dias 11 e 12. 

Boulder

As disputas da modalidade Boulder aconteceram nos dias 8 e 9, no ginásio StarGym, com as qualificatórias e finais, respectivamente. A primeira atleta a competir, no Juvenil B, foi a mineira Laura Timo, que garantiu a primeira vaga brasileira na final, em segundo. Em seguida, pelo Juvenil A, Mariana Hanggi colocou o Brasil em mais uma final, avançando na sexta posição. Ao fim da participação feminina na modalidade, Iasmim de Queiroz não conseguiu uma das seis vagas na final, terminando em sétimo. À tarde, chegou a vez dos meninos, sem representantes do Brasil no Juvenil B, quem brilhou foi a promessa argentina, Alejo Suter, que se classificou em primeiro para a final. No Juvenil A, após uma rodada difícil, João Felipe Barbosa garantiu a vaga na final na quarta colocação. No Junior, o Brasil tinha dois representantes, Mateus Bellotto e Luca Valentim, mas apenas Mateus avançou para a final, na terceira posição. 

João Felipe Barbosa nas qualificatórias do Juvenil A Masculino | Foto: Neudson Aquino/ABEE

Nas finais, a expectativa era de trazer para casa pelo menos duas medalhas. Mas o resultado foi ainda melhor. Na final do Juvenil A, João Felipe Barbosa, depois de um início hesitante, se recuperou e fez um top e duas zonas, todas em flash, o que lhe garantiu a medalha de bronze. No Junior, Mateus também não começou bem no primeiro boulder, mas, com top no restante, trouxe mais um bronze. Laura Timo ficou com a medalha de prata, atrás da chilena Sofia Gallardo. O grande destaque foi a medalha de ouro conquistada por Mariana Hanngi, no Juvenil A. 

Classificada em quinto para a final, Mariana tinha que superar ao menos duas atletas para garantir uma medalha. Ao final do terceiro boulder, ela ocupava a segunda colocação, ainda sem garantia de pódio, mas, ao fazer top flash no último boulder, e a chilena Martina Castro, a única que podia brigar pelo ouro com ela, não conquistar nem a zona, Mariana se sagrou campeã Sul-americana de Boulder na categoria. Com o resultado, ela ficou também com o segundo lugar geral entre as categorias Juvenil A e Junior, um importante indicativo para os Jogos Sul Americanos da Juventude, promovido em abril em Rosário.

Mariana Hanggi no último boulder da final no Juvenil A | Foto: Neudson Aquino/ABEE

Guiada

As disputas da Guiada aconteceram no muro construído no Centro de Treinamento Olímpico do Chile, e começaram na sexta, dia 11, com as qualificatórias em flash, atletas escalando duas vias. Com uma cota para as finais um pouco maior, desta vez todos os seis brasileiros se classificaram para a próxima fase e ampliaram as chances de medalhas. 

No feminino, Laura Timo avançou na quarta colocação no Juvenil B. Mariana Hanggi classificou-se em terceiro no Juvenil A e Iasmim de Queiroz garantiu a vaga em oitavo. No masculino, João Felipe Barbosa avançou para a final no segundo lugar no Juvenil A. No Junior, Luca Valentim classificou-se empatado em sétimo com outros três atletas, e Mateus Bellotto garantiu avançou em primeiro, mesmo após um episódio de intoxicação alimentar. Apesar de visivelmente debilitado, ele foi o único atleta da categoria a fazer top nas duas vias. 

Iasmim de Queiroz nas qualificatórias da Guiada Junior Feminino | Foto: Neudson Aquino/ABEE

As finais aconteceram no dia seguinte, com apenas uma via escalada à vista. A disputa começou com o feminino. Laura Timo e Mariana Hanggi conseguiram melhorar suas colocações das qualificatórias e subiram uma posição cada. Laura terminou na terceira colocação, garantindo o bronze, e Mariana fechou a participação em segundo, conquistando a prata. Mais duas medalhas para a conta! Iasmim de Queiroz fechou sua participação com quinto lugar no Junior. No masculino, João Felipe e Luca Valentim não conseguiram superar um lance difícil, ainda no começo da via, e terminaram na sétima e nona colocações, respectivamente. 

Recuperado do seu episódio de intoxicação da fase anterior, Mateus escalou por último e superou todos os demais atletas, indo quatro agarras mais alto que o segundo colocado, conquistando o ouro e o título de campeão Sul-americano de Guiada Junior. É mais um ótimo resultado para Mateus, que já havia se tornado um dos poucos atletas brasileiros a avançar para uma semifinal de Campeonato Mundial Juvenil, em 2021, na Rússia, na mesma modalidade.

Até então, o Brasil contabilizava sete medalhas: duas de Ouro, duas de prata e três de bronze. Já era um resultado histórico e a melhor campanha de uma delegação brasileira em um evento internacional, em qualquer categoria. Então, saíram os resultados do combinado Boulder e Guiada, e três atletas brasileiros subiram no lugar mais alto do pódio. Laura Timo conquistou o ouro no Juvenil B, Mariana Hanggi no Juvenil A e Mateus Bellotto no Junior, empatado com o equatoriano Paolo Rivadeneira.

Medalhistas Sul Americanos: João Felipe Barbosa, Mateus Bellotto, Mariana Hanggi e Laura Timo | Foto: Neudson Aquino/ABEE

 

Jogos Sul Americanos da Juventude

O próximo desafio internacional da equipe brasileira será nos Jogos Sul Americanos da Juventude, que ocorrem em Rosário, na Argentina, de 28 de abril a 7 de maio. O evento será o primeiro da ABEE em uma missão oficial do COB e terá somente Boulder, para atletas nascidos em 2004, 2005 e 2006. O Brasil estará representado, neste evento, por três atletas participantes do Sul-americano Juvenil, entre eles, dois medalhistas. Mariana Hanggi será a representante feminina e João Felipe Barbosa e Luca Valentim os representantes masculinos. 

Depois dos ótimos resultados em Santiago, a equipe chegará em Rosário como uma das favoritas a medalhas. Ficaremos na torcida para que elas se concretizem!

Resultados

Boulder 

Juvenil B Masculino

1. Alejo Suter – ARG
2. Fabian Simon Försterrra – CHI
3. Diego Emiliano – MEX

Juvenil B Feminino

1. Sofia Gallard0 – CHI
2. Laura Timo – BRA
3. Martina Morales – CHI

Juvenil A Feminino

1. Mariana Hanggi – BRA
2. Emilia Davila – ECU
3. Martina Castro – CHI

Juvenil A Masculino

1. Joaquin Urrutia – CHI
2. Tomas Chicaiza – ECU
3. João Felipe Barbosa – BRA

Junior Feminino

1. Camila Gonzales – CHI
2. Beatriz Rosas – CHI
3. Martina Sofia – CHI
7. Iasmim de Queiroz Freitas – BRA

Junior Masculino

1. Paolo Rivadeneira – ECU
2. José Tomas Vigh – CHI
3. Mateus Bellotto – BRA
8. Luca Valentim – BRA

Guiada

Juvenil B Masculino

1. Alejo Suter – ARG
2. Dante Caballero – CHI
3. Fabian Simon Försterra – CHI

Juvenil B Feminino

1. Matilde Cabezas – CHI
2. Maya Vasquez – CHI
3. Laura Timo – BRA

Juvenil A Feminino

1. Emilia Davila – ECU
2. Mariana Hanggi – BRA
3. Josefa Torres – CHI

Juvenil A Masculino

1. Joaquin Urrutia – CHI
2. Tomaz Chicaiza – ECU
3. Andres Diaz – ECU

Junior Feminino

1. Dayana Correa – ECU
2. Carmen Contreras – CHI
3. Martina Sofia Morales – CHI
5. Iasmim de Queiroz Freitas – BRA

Junior Masculino

1. Mateus Bellotto – BRA
2. Jair Octavio – MEX
3. Paolo Rivadeneira – ECU

 

 

Sem Respostas para "Brasil conquista 10 medalhas no Campeonato Sul Americano Juvenil"