Bianca Castro e Rodrigo Hanada vencem o Brasileiro de Escalada Guiada
Durante os dias 02 e 03 de novembro, aconteceu em São Paulo o primeiro evento do Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva 2023. Realizado na modalidade Guiada, a competição contou com mais de 100 atletas, distribuídos nas categorias Principal, Sub-20 e Paraescalada. O evento é o único da modalidade Guiada válido pelo Ranking Brasileiro de Escalada, que irá definir os atletas da Seleção Brasileira de Escalada Esportiva em 2024. Tanto o evento quanto a Seleção Brasileira têm patrocínio da Prudential do Brasil.
Disputas no modelo absoluto
Sendo o único evento de Guiada do ano, a competição realizada com o apoio do ginásio Casa de Pedra, teve a missão de ranquear os atletas de todas as categorias, do Principal ao Sub-14. Com tantos rankings e categorias, foi necessário realizar as disputas de algumas categorias em uma única categoria, absoluto e ranquear todas as subcategorias a partir do ranking geral do evento. Fizeram parte deste evento absoluto os atletas do Principal, Sub-20, Sub-18 e Sub-16. As categorias Sub-14 e Paraescalada tiveram disputas específicas separadas.
As qualificatórias do absoluto aconteceram na quinta (02/11) com as semifinais no masculino e as duas finais (masculino e feminino) acontecendo na sexta (03/11). As finais do Brasileiro de Escalada contaram com transmissão ao vivo no canal do Youtube da Associação Brasileira de Escalada Esportiva.
Bianca Castro conquista o quinto título na Guiada
No feminino, a atleta do Rio de Janeiro, Bianca Castro, se sagrou campeã brasileira escalada de Guiada pela 5º vez. Ela já havia conseguido o título em 2021, 2017, 2015 e 2014.
A vitória veio em uma disputa acirrada com outras 4 atletas que haviam avançado para final empatadas em primeiro lugar com Bianca. Com o empate na qualificatória, em caso de empate na final o título seria decidido pelo tempo de escalada. Quem escalasse mais rápido, ficaria com a vitória.
Quando Bianca entrou para escalar, 3 atletas já haviam feito Top na via final: Anja Köhler (SC), Mariana Hanggi (PR) e Nadja Pfister, atleta internacional convidada. Anja foi a primeira, completando a via em 3 minutos e 3 segundos. Nadja veio em seguida e realizando o Top com 4 minutos e 12 segundos. Mariana foi a penúltima a escalar e por pouco não assumiu a liderança, terminando a sua escalada com 3 minutos e 6 segundos. Sabendo que o tempo seria crucial, Bianca escalou de forma rápida e precisa, chegando na última agarra e clipando a última proteção com 2 minutos e 49 segundos, garantindo assim o título de campeã brasileira de guiada 2023. Anja Köhler ficou em segundo, com Mariana Hanggi em terceiro.
Primeiro título de Guiada para Rodrigo Hanada
No masculino o título brasileiro de escalada da modalidade Guiada tem um novo dono: Rodrigo Hanada. O paulista de apenas 20 anos conquistou a vitória e repetiu o feito de 2022, quando se tornou campeão brasileiro de boulder pela primeira vez.
Para os homens, a competição teve uma fase semifinal, devido ao número de inscritos ter alcançado a cota mínima para a realização da fase. Dos 26 atletas classificados para a semifinal, se definiriam os 8 finalistas. A expectativa era de que todos os grandes nomes da competição avançassem de fase, mas, não foi bem isso o que aconteceu.
Um movimento difícil e arriscado na primeira metade da via derrubou vários atletas, incluindo alguns dos grandes favoritos para a final, como Felipe Ho (SP), Mateus Bellotto (SP), Renan Denardo (SP) e Davi Peres (SP). Sem esses nomes, a disputa na final ficou entre 3 atletas: Alex Mendes (MG), Samuel Silva (SP) e Rodrigo Hanada (SP), os três melhores classificados da semifinal, que escalaram por último.
Alex Mendes foi o primeiro dos três e conseguiu avançar bem acima do primeiro colocado até então, o atleta de Resende (RJ), João Felipe Barbosa. Alex alcançou a agarra 29, contra a 21 de João Felipe. Em seguida veio Rodrigo Hanada, que escalando de forma fluída e consciente, fez o Top da via e assumiu a liderança. Escalando por último, bastava o atleta Samuel Silva também completar a via, dentro do tempo limite de 6 minutos, para garantir o título. O público presente no ginásio Casa de Pedra estava pronto para a vibrar com a vitória do paulista, quando ele escorregou e caiu, deixando a vitória no colo de Rodrigo Hanada.
Nova geração vem forte
No evento também aconteceram as disputas da categoria Sub-14, para atletas com 12 e 13 anos de idade. Foram 22 competidores, divididos igualmente entre meninos e meninas, todos jovens atletas do projeto de Técnicos de Base ABEE, lançado em 2021. Foi a primeira vez que a categoria teve este número de atletas inscritos, o que garantiu finais emocionantes. Disputadas na noite de quinta (02/11) as finais do Sub-14 foram simultâneas, com 6 atletas no masculino e 8 no feminino.
Entre os meninos, o grande campeão foi o atleta de Brasília, Kalleo Souza Rasera, 13 anos, disputando seu primeiro campeonato nacional de escalada. Ele alcançou a agarra 22 da via final, superando o paulista Pedro Demarchi Damasceno, 12 anos, e o também paulista Lucas Wolff, 13 anos.
No feminino o título ficou com a carioca Julia Uezu, de 12 anos, que foi a única atleta a fazer Top na via final, fazendo com que os presentes no ginásio Casa de Pedra Perdizes explodissem em palmas. Em segundo lugar, ficou a paulista Julia Izzo, 12 anos, e em terceiro a atleta de Goiás Luiza Nunes Fagionato, com também 12 anos.
Paraescalada representada
Mantendo o incentivo e o fomento da Paraescalada, que vive a expectativa de ser incluída nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2023, a ABEE realizou também o campeonato brasileiro da modalidade, que contou com 7 atletas, divididos em 4 categorias/classes funcionais.
Na categoria AL2 masculino, para atletas com amputação de perna, Luciano Frazão (DF) ficou com a vitória, com Carlos Eduardo de Mello (MG) em segundo. Na categoria AU3 masculino, para atletas com uma mão ausente, vários dedos ausentes em ambas as mãos ou com função reduzida, os atletas Wallace Bescrovaine e Leonardo Vilha, ambos do Paraná, ficaram empatados em primeiro lugar. Na categoria RP3 masculino, para atletas com limitação de alcance e força, Igor Jean da Silva (RJ) ficou com a vitória, com Luiz Claudio Flamínio (SP) em segundo.
Ainda como a única atleta da categoria RP3 feminino, a paulista Marina Dias, campeã mundial da modalidade, também esteve presente, garantindo mais uma vez o título de campeã brasileira na categoria.
“Esse foi meu quarto ano de participação nos campeonatos brasileiros e, apesar de ter ficado chateada de ter sido a única atleta no feminino, foi muito bom rever e conhecer novos paraescaladores brasileiros e participar de mais uma competição. Me diverti muito e torci muito!” comentou Marina em sua conta no Instagram.
As disputas da Paraescalada também contaram com a presença ilustre da Diretora de Projetos Paradesportivos de Educação, Lazer e Inclusão Social, Nayara Falcão, da Secretaria Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte.
Próximos eventos
O Campeonato Brasileiro de Escalada continua em novembro e dezembro, com os eventos das modalidades Boulder e Velocidade. Nos dias 17 a 19 de novembro, acontecerão em Curitiba as disputas do Boulder Principal e Velocidade. Em dezembro, nos dias 9 e 10, acontecerá o Campeonato Brasileiro de Escalada Juvenil na modalidade Boulder, também em Curitiba.
Resultados
Principal Masculino
1. Rodrigo Hanada (SP)
2. Samuel Silva (SP)
3. Alex Mendes (MG)
Principal Feminino
1. Bianca Castro (RJ)
2. Anja Köhler (SC)
3. Mariana Hanggi (PR)
Sub-20 Geral Masculino
1. João Felipe Barbosa (RJ)
2. Luca Herrera Valentim (SP)
3. André Luiz Cequinel Kuiyoshi (PR)
Sub-20 Geral Feminino
1. Anja Köhler (SC)
2. Mariana Hanggi (PR)
3. Laura Timo (MG)
Sub-20 Masculino
1. João Felipe Barbosa (RJ)
2. Luca Herrera Valentim (SP)
3. André Luiz Cequinel Kuiyoshi (PR)
Sub-20 Feminino
1. Anja Köhler (SC)
2. Ana Luiza Brinco (SP)
3. Maria Eduarda de Mello Santos (PR)
Sub-18 Masculino
1. Eduardo Calixto (SP)
2. Vinicius Murate (SP)
3. Gabriel Papp (SP)
Sub-18 Feminino
1. Mariana Hanggi (PR)
2. Laura Timo (MG)
3. Amanda Criscuoli (RS)
Sub-16 Masculino
1. Emmanuel Feitosa Galina (DF)
2. Luis Guilherme Ziolkowski (PR)
3. Pietro Luigi Zatta (PR)
Sub-16 Feminino
1. Giulia Solera Quigley (EXT)
2. Rachel Uezu (RJ)
3. Mel Brizante Goulart (MG)
Sub-14 Masculino
1. Kalleo Souza Rasera (DF)
2. Pedro Demarchi Damasceno (SP)
3. Lucas Wollf Sérgio (SP
Sub-14 Feminino
1. Julia Uezu (RJ)
2. Julia Izzo de Morais (SP)
3. Luiza Nunes Fagionato (GO)