Acerca dos eventos brasileiros do primeiro semestre e o Covid-19 (Coranavirus)
Atletas, associados, entidades vinculadas e demais interessados no calendário 2020 de competições da ABEE, diante da atual realidade sem precedentes, de extrema sensibilidade, e frente ao avanço do Covid-19 (também conhecido como Coronavírus), agora considerado uma pandemia, junto ao aumento dos casos confirmados no Brasil, principalmente na cidade de São Paulo, a ABEE vem informar as primeiras medidas protetivas para proteger e tutelar atletas, membros da organização dos eventos e público, tanto quanto para cumprir sua responsabilidade social de contribuir com a mitigação do avanço do vírus no país.
A diretoria esteve em contato direto com órgãos governamentais, assim como membros do Comitê Olímpico do Brasil e outras entidades nacionais de desporto, e atenta a todos os movimentos chegou às decisões dispostas a seguir.
A 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Boulder e a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Velocidade, marcadas para os dias 24 a 26 de Abril, na Casa de Pedra Perdizes, na cidade de São Paulo serão adiadas para datas ainda a definir de acordo com as futuras determinações de órgãos sanitários públicos. As inscrições continuam normalmente e terão seu prazo estendido para possibilitar que os atletas possam decidir pelo melhor momento de confirmar sua presença nas etapas. Para os atletas já inscritos, havendo a impossibilidade de comparecer na nova data, será garantido o reembolso do valor da inscrição.
A etapa do Campeonato Brasileiro de Boulder – 2ª Etapa, marcada para os dias 23 e 24 de Maio no Ginásio Evolução na cidade do Rio de Janeiro, continua confirmada, mas pode vir a ser adiada dependendo do agravo da situação na cidade do Rio de Janeiro, de medidas tomadas pelo governo e prefeitura locais. Novas informações sobre essa etapa serão divulgadas até o dia 10 de Abril, data programada para abertura das inscrições para a etapa.
A ABEE reitera que as medidas tomadas seguem alinhadas às demais federações esportivas nacionais e internacionais e as recomendações do Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações. As medidas visam também permitir aos atletas que já tenham adquirido passagem aérea e/ou hospedagem para as datas adiadas tenham tempo hábil para requerer reembolso e/ou a conversão dos valores pagos em crédito para uso em momento posterior.
Por fim, pedimos a todos que sigam as recomendações dos órgãos de saúde pública no que concerne a prevenção de contágio e transmissão do Covid-19 e fiquem atentos a novas informações sobre alterações no calendário 2020.