Participação da escalada na COB Expo 2023 foi um sucesso!

Rafael Nishimura e Tom Papp e Marcelo Lui (Toff), no Stand da Escalada Esportiva na COB Expo.

Rafael Nishimura e Tom Pap e Marcelo Lui (Toff), no Stand da Escalada Esportiva na COB Expo 2023. | Foto: Carol Coelho/ABEE

Entre os dias 25 e 29 de setembro a ABEE participou da COB Expo 2023 em São Paulo. O evento foi uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil e reuniu cerca de 60 mil pessoas. Foram cerca de 300 horas de painéis e 490 horas de conteúdo educativo com a presença de grandes nomes do esporte brasileiro e internacional. 

A participação da escadala e da ABEE na COB Expo 2023 contou, além do stand, com ativações e desafios na parede de escalada ecom uma mesa redonda, cujo objetivo foi discutir o impacto para o crescimento da modalidade no país.

A mesa redonda foi mediada pela escaladora Rosita Belinky e contou com a presença de grandes nomes da escalada, dentre eles, Janine Cardoso, Diretora Técnico-Executiva da ABEE, que falou sobre a importância do fomento financeiro do COB para o desenvolvimento do esporte no país. Alguns proprietários de ginásios de escalada também estiveram presentes, e puderam expor suas impressões acerca do crescimento contínuo da modalidade, ressaltando lentidão nos últimos 30 anos.

À medida em que a conversa mediada acontecia, os convidados, que representavam vários segmentos da escalada no Brasil, foram ganhando voz, o que proporcionou grande troca de experiências e aprendizado. Fabio Giofrê, da Crux Agarras, destacou a importância da popularização da escalada, com projetos escolares, expondo a existência do vácuo entre crianças e os ginásios. Tom Pap, da Powerbloc, ressaltou que as prefeituras podem ser um apoio para os eventos de escalada no futuro. Já o técnico da seleção brasileira de escalada Arthur Gaspari, identificou a diferença entre as estruturas de escalada de outros países em relação ao Brasil. Dentre os diversos assuntos tratados, a jornalista da GoOutside, Jade Rezende, observou ainda a importância da mídia para a escalada, desde os Jogos Olímpicos do Japão.

O saldo da mesa redonda foi bastante positivo. Tivemos grandes posicionamentos que vão ajudar a amadurecer muitas ideias e propostas para a escalada esportiva brasileira.

O grande destaque da participação da nossa modalidade, foram as paredes de escalada, com as ativações e desafios valendo prêmios. As estruturas construídas pela Tectom contemplavam desde a vertente mais lúdica da escalada, até uma parede voltada a simular os desafios de uma competição de Boulder. 

Paredes de escalada e público.

A atleta Mariana Hanggi esteve presente durante o evento, participando das ativações na parede de escalada, dando dicas e incentivando os visitantes a participar. A atleta, que vai representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, também foi muito procurada pela imprensa e participou de algumas entrevistas durante o evento.

Para a ABEE, a COB Expo foi um evento que além de importante, ocorreu de maneira divertida. O stand foi bastante procurado, assim como as paredes escalada, por diversos públicos. A parede de escalada foi uma das atrações mais emocionantes e visuais da COB Expo, oferecendo aos visitantes a oportunidade única de experimentar a emoção e o desafio da escalada. “A escalada foi incrível, foi a que teve mais público e a ideia de colocar um Boulder de nível de competição, foi importante para que as pessoas pudessem conhecer de fato, a dificuldade da modalidade.” – comentou Raphael Nishimura, Presidente da ABEE.

A feira teve um papel importante para que mais pessoas pudessem conhecer a escalada, entendendo e vivenciando as modalidades.

Que a ABEE possa participar mais vezes, compartilhando além de dicas, histórias inspiradoras com o público. E, é claro, atrair novos adeptos para o esporte!

Sem Respostas para "Participação da escalada na COB Expo 2023 foi um sucesso!"