ABEE marca presença na Assembleia Geral IFSC 2023

Assembleia Geral IFSC realizada em Cingapura

A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) realizou entre os dias 30 de março e 01 de abril sua Assembleia Geral, na cidade de Cingapura. Representando o Brasil e a ABEE, esteve presente o nosso presidente, Raphael Nishimura, junto aos demais representantes de outras instituições nacionais de escalada.

Na abertura da Assembleia, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, falou aos representantes dos países através de mensagem de vídeo, destacando a Série de Qualificação Olímpica (OQS), um novo evento de qualificação olímpica para Paris 2024 realizado em locais compactos do centro da cidade durante quatro dias entre março e junho de 2024, e apresentando os esportes de BMX freestyle, breaking, skate e escalada esportiva.

Do OQS à promoção da igualdade de gênero, ao fortalecimento do esporte limpo ou ao desenvolvimento de medidas robustas de salvaguarda, na IFSC vocês estão promovendo o esporte e seus valores de maneira exemplar”, comenta Thomas Bach, presidente do COI.

Ainda no primeiro dia foram realizadas duas votações de grande importância à IFSC: a aceitação de novas federações e a permissão para que o atual presidente, Marco Scolaris, tivesse a oportunidade de concorrer a mais um mandato em 2025 (a proposta foi aceita pela maioria). As cinco novas federações aceitas foram: Islândia, Kosovo, Kuwait, Líbano e Marrocos; elevando o total para 99 países associados. Esse número para IFSC é um recorde!

Presidente Raphael Nishimura durante a Assembleia Geral IFSC em Cingapura | Foto: IFSC

Durante a Assembleia, o presidente da IFSC, Marco Scolaris, apresentou com muito entusiasmo aos delegados das 46 Federações Nacionais o Relatório Anual IFSC 2022, destacando algumas das conquistas do ano, incluindo a introdução da escalada no Campeonato Europeu em Munique, na Alemanha, e o bem-sucedido IFSC Climbing Summit. Além disso, foi também realizada uma votação para alterar a elegibilidade de idade de 16 para 17 anos para os eventos adultos da IFSC, que inclui Copas do Mundo e Campeonatos Mundiais a partir de 2025, sendo o Campeonato Mundial de Escalada concedido à capital da Coreia do Sul, Seul, o primeiro a seguir os requisitos.

Ao fim da Assembleia os representantes foram convidados a votar nas sedes das Assembleias Gerais de 2024 e 2025, que serão, Santiago em 2024 e Chipre em 2025.

Para o presidente da ABEE, a participação na Assembleia foi de grande valor. Além da oportunidade única de aprendizado e troca, Nishimura retorna ao Brasil com a indicação para representar a IFSC nos Jogos Pan-Americanos 2023 Santiago.

“Em conversa com os  representantes de outras entidades eu pude perceber o quanto estamos bem posicionados dentro do cenário da escalada mundial. Além de recebermos recursos, contamos com pessoas extremamente comprometidas em gerir o nosso esporte no Brasil. Vivenciamos um panorama organizacional de destaque, com uma boa governança e transparência! E isso é uma conquista que vai além de recursos, é um resultado também do ótimo relacionamento com o nosso comitê olímpico, uma relação transparente de que temos orgulho enquanto associação esportiva!” – citou Nishimura.

Sem Respostas para "ABEE marca presença na Assembleia Geral IFSC 2023"