Abertas as inscrições para o Programa Bolsa Atleta 2026

Foto: Aline Machado/CBEscalada

O Ministério do Esporte iniciou, nesta segunda-feira (19 de janeiro), o período de inscrições para o pleito 2026 do Programa Bolsa Atleta, considerado um dos maiores programas de patrocínio individual a esportistas no mundo. Os interessados devem acessar o Sistema Bolsa Atleta até o dia 6 de fevereiro (sexta-feira), preencher o formulário eletrônico e encaminhar a documentação exigida para efetivar a inscrição.

O Programa Bolsa Atleta seguirá oferecendo benefícios em cinco categorias, além da categoria Pódio, principal modalidade do programa e que conta com edital específico. As categorias disponíveis são: Atleta de Base, Atleta Estudantil, Atleta Nacional, Atleta Internacional e Atleta Olímpico, Paralímpico ou Surdolímpico. Assim como no edital anterior, o benefício poderá ser concedido a atletas gestantes e puérperas. Guias e auxiliares do esporte paralímpico também poderão se inscrever para concorrer ao auxílio. A divulgação da lista de atletas contemplados está prevista para ocorrer entre os dias 23 e 27 de março.

Para o ano de 2026, os valores mensais do Programa Bolsa Atleta permanecem inalterados em relação a 2025, variando entre R$ 410,00 e R$ 3.437,00, conforme a categoria. Cada modalidade possui pré-requisitos específicos, como idade mínima de 14 anos, filiação a clube e à respectiva confederação esportiva, além da obtenção de resultados entre os três primeiros colocados em competições indicadas pela confederação correspondente.

O edital também estabelece os critérios e procedimentos para a concessão, suspensão e cancelamento das bolsas, bem como detalha as etapas, formas e prazos para a inscrição dos candidatos. Além disso, são especificadas as obrigações relacionadas à prestação de contas dos recursos financeiros recebidos e à comprovação dos resultados esportivos propostos e alcançados pelos atletas.

Eventos elegíveis da Escalada Esportiva para o Bolsa Atleta

Para o pleito do Programa Bolsa Atleta, a Confederação Brasileira de Escalada Esportiva indica anualmente os eventos e provas elegíveis da Escalada Esportiva cujos resultados podem ser utilizados para fins de concessão do benefício.

No pleito de 2026, os eventos da Escalada Esportiva reconhecidos pela CBEscalada e considerados válidos para o Bolsa Atleta Nacional são os seguintes:

  • Campeonato Brasileiro de Escalada – Boulder (Masculino e Feminino)
  • Campeonato Brasileiro de Escalada – Guiada (Masculino e Feminino)
  • Campeonato Brasileiro de Escalada – Velocidade (Masculino e Feminino)
  • Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva Juvenil Sub-19 – Boulder (Masculino e Feminino)
  • Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva Juvenil Sub-19 – Guiada (Masculino e Feminino)
  • Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva Juvenil Sub-19 – Velocidade (Masculino e Feminino)
  • Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva Juvenil Sub-17 – Boulder (Masculino e Feminino)
  • Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva Juvenil Sub-17 – Guiada (Masculino e Feminino)
  • Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva Juvenil Sub-17 – Velocidade (Masculino e Feminino)
  • Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva Juvenil Sub-15 – Guiada (Masculino e Feminino)
  • Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva Juvenil Sub-15 – Boulder (Masculino e Feminino)
  • Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva Juvenil Sub-15 – Velocidade (Masculino e Feminino)
  • Ranking Copa Brasil de Escalada – Principal (Masculino e Feminino)
  • Ranking Copa Brasil de Escalada – Sub 17 (Masculino e Feminino)
  • Campeonato Brasileiro de Paraescalada (Masculino e Feminino)
  • Copa do Mundo de Paraescalada IFSC Innsbruck 2025 (Masculino e Feminino)
  • Campeonato Mundial de Paraescalada IFSC Seul 2025 (Masculino e Feminino)

Os atletas que obtiveram colocação até o terceiro lugar em competições elegíveis devem dar continuidade ao processo de inscrição por meio do site do Programa Bolsa Atleta, onde deverão anexar a documentação necessária. Para aqueles que participarão do pleito pela primeira vez, é obrigatória a abertura de conta na Caixa Econômica Federal em nome do beneficiário. Os dados bancários deverão ser informados apenas na etapa seguinte, após a publicação da lista de atletas contemplados.

Sem Respostas para "Abertas as inscrições para o Programa Bolsa Atleta 2026"