Políticas e Portarias

Bem-vindo a área de Politicas e Portarias da CBEscalada. Nessa sessão você encontrará os documentos oficiais sobre as diretrizes e condutas do nosso trabalho.

Atualizado em 15/08/2025

Políticas


Política Antidopagem ABEE

Esta política estabelece o compromisso da CBEscalada junto ao Código Mundial Antidoping e sua cooperação com a Agência Mundial Antidoping (WADA) e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) para o combate e erradicação do doping no esporte.

Política de Diversidade

Esta política estabelece o compromisso da CBEscalada junto às boas práticas de inclusão no esporte de mulheres, comunidade LGBT, pessoas com deficiência e negros, e a erradicação de qualquer tipo de preconceito no esporte.

Política de Acesso ao Centro de Treinamento

O Centro de Treinamento em Curitiba, no Parque Olímpico do Cajuru, já dispõe de estrutura para uso dos atletas da Seleção (Principal e Juvenil) e para atletas do Projeto de Base, mediante solicitação dos respectivos técnicos. O documento abaixo delineia as regras básicas de agendamento e utilização.

Política de Banco de Horas

Esta política estabelece o compromisso da CBEscalada junto as boas práticas de promover o controle de horas trabalhadas fora do horário comercial, bem como sua compensação via folga, visando o bem-estar do colaborador.

Política de Projetos Sociais e Atletas de Baixa Renda

Esta política estabelece o compromisso da CBEscalada junto as boas práticas de promover projetos sociais, de inclusão de atletas de baixa renda e dar oportunidades para que todos possam participar do nosso campeonato brasileiro de escalada esportiva por meio de isenções de filiações e inscrição.

Política de Alçada e Competências

A presente Política de Alçadas e Competências tem como objetivo estabelecer responsabilidades e fixar limites para as aprovações relacionadas às tomadas de decisão que envolvem custos orçamentários e financeiros, tangíveis e intangíveis, compreendendo ou não outras organizações e a CBEscalada.

Política de Admissão, Integração e Demissão

Esta política estabelece o compromisso da CBEscalada junto às boas práticas de promover a admissão, integração e demissão de pessoal.

Política de Privacidade de Dados

Esta política estabelece os objetivos e os princípios que regem a atuação da CBEscalada no que tange ao armazenamento e tratamento de dados fornecidos por seus stakeholders, seguindo os ditames da LGPD.

Política Anticorrupção

Esta política estabelece o compromisso da CBEscalada junto as boas práticas de promover todos os mecanismos anticorrupção.

Política de Segurança da Informação

A Política de Segurança da Informação tem como objetivo estabelecer entre outros, a abrangência, os fundamentos e as diretrizes que são adotadas pela CBEscalada para condução de todas as ações relacionadas a segurança da informação.

Política de Gestão de Cargos e Salários

A Política de Gestão de Cargos e Salários tem por objetivo reconhecer a capacitação profissional e o desempenho de seus funcionários visando assegurar de modo eficiente a atração, retenção e motivação de todos os empregados, estimulando a qualidade do desempenho.

Política de Gestão e Controle Orçamentário

A Política de Gestão e Controle Orçamentário tem como objetivo estabelecer, entre outros, a abrangência, os fundamentos e as diretrizes que são adotadas pela CBEscalada para condução de todas as ações relacionadas à gestão do orçamento.

Política de Compras

A Política de Compras tem como objetivo estabelecer entre outros, a abrangência, os fundamentos e as diretrizes que são adotadas pela CBEscalada para condução de todas as ações relacionadas a compras.

Procedimento contas a receber, contas a pagar, fluxo de caixa, conciliação bancária, abertura e fechamento de contas.

Este procedimento foi formatado para assegurar que todas as práticas para contas a receber, contas a pagar, fluxo de caixa, conciliação bancária, abertura e fechamento de contas, sigam a legislação brasileira, bem como as boas práticas da governança coorporativa.

Procedimento de gerenciamento de casos de violência

Este procedimento tem como objetivo estabelecer diretrizes para a comunicação, investigação, tratamento e remediação de qualquer evento de violência que ocorra no ambiente de trabalho, assegurando a segurança e o bem-estar de todos os colaboradores.

Procedimento para comunicação e tratamento de práticas criminosas

O objetivo deste procedimento é assegurar que todas as práticas criminosas ou suspeitas de irregularidades ocorridas na CBEscalada sejam identificadas, relatadas e tratadas de maneira eficaz e confidencial, promovendo um ambiente de integridade e conformidade.

Programa de Integridade

Os pilares de um Programa de Integridade são os elementos essenciais que sustentam e garantem a efetividade do programa, assegurando que ele esteja alinhado com as melhores práticas de conformidade, ética e transparência. Esses pilares servem como base para que a entidade, seja esportiva ou de outro setor, possa se manter íntegra e em conformidade com as legislações e normas aplicáveis.

Politica de Remuneração de Prestadores de Serviços Eventuais

Define a remuneração de prestadores de serviços eventuais à Confederação Brasileira de Escalada Esportiva em ações que demandem a contratação pontual de profissionais.

POLÍTICA DE BOLSA AUXÍLIO FINANCEIRO AO ATLETA

Dispõe sobre o apoio financeiro e estabelece categorias e respectivos valores para bolsa incentivo em forma de auxílio financeiro aos atletas da CBEscalada denominada Manutenção de Atleta.

Política de Diárias e Despesas de Viagem

Esta Portaria regula os procedimentos e fixa os limites de despesas para a concessão de diárias e despesas de viagem a serem concedidos aos atletas, colaboradores com vínculo, seus dirigentes, colaboradores eventuais e prestadores de serviço da Confederação Brasileira de Escalada Esportiva. (CBEscalada).

POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS EVENTUAIS

Esta política define a remuneração de prestadores de serviços eventuais à Confederação Brasileira de Escalada Esportiva em ações que demandem a contratação pontual de profissionais.

Política de conduta alinhada ao Esporte Seguro e caderno de salvaguarda

Esta política foi elaborada com o objetivo de orientar e apoiar todas as pessoas envolvidas com a modalidade — técnicos, gestores, atletas, familiares, route setters, voluntários e instituições na construção de um ambiente esportivo livre de qualquer forma de abuso, negligência, violência ou discriminação.

Portarias


Portaria Auxílio Convocação

Portaria Auxilio Convocação Internacional

Portaria Campeonato Nacional de Paraescalada

Portaria de Remuneração de Routesetter Auxiliar

Ir para o conteúdo